segunda-feira, 6 de abril de 2015

Beatles pelo Mundo: de Liverpool a Mongólia



John Lennon, em 1966, declarou que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. Até hoje alguns o chamam de polêmico, herege e por aí vai. A bem da verdade é que quando começamos a pesquisar sobre a banda ao redor do mundo, não imaginávamos o quanto de coisa ia surgir.
De Liverpool a Ulaanbaatar, na Mongólia, são centenas de pontos turísticos, bares, museus, memoriais, estátuas, placas e mais em homenagem ao quarteto.
Nosso principal objetivo não é incentivar uma volta ao mundo atrás de cada ponto turístico destacado e sim que você aproveite sua viagem a algum destino que coincida e possa visitar esses lugares. :)
Mas se você quiser fazer essa trip louca, por favor nos chame!

Dê o play no vídeo e confira as dicas.




AMÉRICA DO NORTE

ESTADOS UNIDOS

Mosaico Imagine: (Créditos: Wikipedia - User: Damzow), Edifício Dakota (Créditos: Wikipedia - User: Andrevruas), Strawberry Fields  (Créditos: Wikipedia - User: Ingfbruno), Calçada da Fama



Nova York - Edifício Dakota
O famoso edifício foi a última residência do casal Lennon e Yoko. John foi assassinado por seu fã, Mark David Chapman, na frente deste prédio em 1980.
Curiosidade: O prédio também serviu de locação para o filme Rosemary's Baby (O Bebê de Rosemary).

Nova York - Central Park - Memorial Strawberry Fields e Mosaico Imagine
A alguns passos do Edifício Dakota está uma grande homenagem póstuma a John Lennon. O Memorial Strawberry Fields é um espaço de 2,5 acres dentro do Central Park. Lá encontra-se o famoso mosaico Imagine.

Nova York - Aeroporto JFK - Placa comemorativa 50 anos de Beatles nos EUA
Em fevereiro de 2014, completaram 50 anos que os Beatles pisaram pela primeira vez na América. E como primeira parada, o Aeroporto Internacional JFK. A placa que homenageia a data está no Terminal 5 (TWA Flight Center).

Los Angeles - Calçada da Fama
Os Beatles (como banda) e cada um do quarteto já foram homenageados com sua própria estrela, na calçada mais famosa de Hollywood. Confira o endereço onde as estrelas estão:
Beatles - 7080 Hollywood Blvd.
John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney - 1750 Vine Street
Curiosidade: Por incrível que pareça, o último homenageado foi Sir Paul McCartney, que só ganhou seu pedacinho na calçada em 2012!

Los Angeles - George Harrison Tree
George Harrison morreu em 2001 em Los Angeles, e parece que a cidade não esqueceu de seu ídolo. A árvore original foi plantada em 2004, no Griffith Park.
Curiosidade: Em 2014 a árvore morreu devido a um ataque de besouros. Foi tão irônico que vários jornais destacaram desta forma, afinal a árvore do Beatle foi destruída por beetles. Em fevereiro de 2015, um novo pinheiro foi plantado.

Texas - Houston - Estátuas Gigantes
Estas incríveis estátuas dos Beatles, esculpidas pelo artista David Adickes, estão em Shepherd Drive e possuem cerca de 11 metros de altura cada! Vale a pena conferir.

Arkansas - Walnut Ridge - Beatles Park
Os Beatles fizeram apenas uma ponte aérea visitaram a cidade de Walnut Ridge em 1964 e isso rendeu uma homenagem à banda, com direito a um parque e uma escultura.


AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA

Museu dos Beatles e Beatles Memo



Buenos Aires - Museu dos Beatles
Rodolfo Vasquez é um argentino fã de Beatles e parte de sua incrível coleção particular virou museu. The Cavern Buenos Aires é um conjunto de salas com museu, teatro e bar temáticos, tudo sobre o Fab Four.

Rosário - Pub Beatles Memo
Localizado na cidade de Rosário, Beatles Memo é conhecido como "Pub Tributo" ao Beatles. Também possui uma grande memorabilia sobre a banda.


PERU

Lima - Estátua John Lennon
Ao lado do Oceano Pacífico encontra-se uma estátua de bronze de John Lennon, erguida em 2007. Em frente à estátua, um mosaico com a palavra "Imagine", inspirado no mosaico original situado no Central Park.


AMÉRICA CENTRAL

CUBA

Parque John Lennon  (Créditos: Wikipedia - User: ZorphDark)



Havana - Parque John Lennon
Em um dos bancos do parque está sentada a estátua de Lennon. Aos pés deste banco, em um pedaço de mármore está gravado: "Dirás que soy un soñador pero no soy el único".
Curiosidade: Segundo pesquisamos, o óculos do monumento já foi roubado tantas vezes que, hoje em dia, um segurança coloca (e retira) uma armação na estátua quando turistas querem tirar foto ao lado dela.

Varadero - Beatles Bar
Varadero é uma cidade litorânea de Cuba com ares de Caribe. Se passar por lá e curte um rock'n roll, visite o Beatles Bar. Música ao vivo e estátuas de bronze em homenagem à banda estão no pacote!


ÁSIA

ÍNDIA

Beatles no Rishikesh (Créditos: Paul Saltzman)



Rishikesh - Beatles Ashram
A temporada que os Beatles passaram na Índia foi muito produtiva e também polêmica. O que restou desta visita foi o Ashram que os abrigou e que hoje em dia está abandonado. Mesmo assim é possível a visitação. Veja mais fotos aqui (Daily Mail).


MONGÓLIA

Mongólia - Ulaanbaatar (Ulan Bator) - Monumento aos Beatles
Ulan Bator é a capital da Mongólia e abriga uma bela homenagem ao Fab Four: uma parede com estátuas do grupo e atrás desta parede, um jovem tocando violão representando toda a juventude da Mongólia, dos anos 60-70, que imitava os Beatles e experimentava o gosto da liberdade, mesmo em uma sociedade tão fechada.


EUROPA

ALEMANHA

Beatles Platz (Créditos: Jivee Blau)



Hamburgo - Beatles Platz
Hamburgo foi uma cidade muito importante no início da banda. Lá eles passaram uma temporada, ainda desconhecidos do grande público, e ao retornarem a Liverpool já tinham mais estilo, bagagem e experiência musical. Nada mais justo que Hamburgo homenageasse o grupo com uma praça bem localizada na cidade, rodeada por estátuas de cada integrante.

Hamburgo - Beatles Tour
Uma hora de tour na cidade de Hamburgo para visitar os lugares onde os Beatles passaram na época.

Halle (Saale) - Beatles Museum
Mais uma grande coleção que virou museu. Há também uma loja de souvenirs da banda.


BULGÁRIA

Sofia - John Lennon Memorial
O John Lennon Memorial foi inaugurado no 30º aniversário da morte do artista. Através dessas homenagens, percebe-se que povos de países que já foram governados por regimes totalitários têm um sentimento especial por John Lennon e o que ele representava: a liberdade e a paz.


CAZAQUISTÃO

Almaty - Estátuas de Bronze
O conjunto de estátuas de bronze, em torno de um banco de praça, foi inaugurado na montanha Kok Tobe em 2007.


ESPANHA

La Coruña - Estátua John Lennon
Erguida em 2008, esta estátua situa-se em Méndez Núñez Gardens. Todo dia 8 de dezembro, fãs cobrem o monumento com flores, relembrando a morte de John Lennon.


ESCÓCIA

Créditos: Trip Advisor



Durness - John Lennon Memorial Garden
"In My Life" foi uma música que John Lennon escreveu inspirado na cidade de Durness, na Escócia, onde passava suas férias na infância. Neste jardim, é possível encontrar diversos trechos da canção.


HOLANDA

Bed-In for Peace (Créditos: Nationaal Archief)



Amsterdam - Hotel Hilton - Quarto 702 (Bed-In)
O Bed-In foi o mais famoso protesto de Yoko e John. Após se casarem, foram passar a lua de mel em Amsterdam, no Hotel Hilton. Ao invés de pedir privacidade, o casal abriu as portas para a imprensa e passaram uma semana sentados na cama, clamando por paz mundial e pelo fim das guerras. Após isso, repetiram o protesto pacífico em Montreal, no Canadá.

Alkmaar - Beatles Museum
O museu é um projeto privado e abriga o trabalho combinado de dois inveterados fãs holandeses.
Curiosidade: o primeiro violão de John Lennon foi produzido na cidade de Alkmaar.


ISLÂNDIA

Créditos: Imagine Peace Tower



Reykjavík - Imagine Peace Tower
A Torre Imagine a Paz, é um memorial oferecido por Yoko Ono a John Lennon. A torre consiste em 15 canhões de luz equipados com espelhos prismáticos que permitem que a coluna de luz alcance 4 quilômetros de altura. A torre é ligada todos os anos, de 9 de outubro (data de nascimento de John) até 8 de dezembro (dia da morte do artista). Ela também é acesa ao final de dezembro e no reveillon.


REPÚBLICA TCHECA

O muro atualmente (Créditos: Pmk58)



Praga - Muro John Lennon
A homenagem no muro surgiu logo após o assassinato de John Lennon, em um país que ainda se chamava Tchecoslováquia. Na época, as autoridades comunistas desencorajavam os cidadãos a se expressarem artisticamente no muro - sem sucesso.
Curiosidade: em novembro de 2014, o muro foi apagado por um grupo de estudantes de arte. Claro que isso não foi bem recebido pela população e turistas, que logo recomeçaram a pintar as homenagens.

Praga - John Lennon Pub
Perto do Muro, você pode encontrar um pub que também homenageia o ex-Beatle.


RÚSSIA

Yekaterinburg (Ecaterimburgo) - The Beatles Monument
A parede, hoje coberta por grafites, abriga a silhueta do quarteto moldada em metal.


UCRÂNIA

Donetsk - The Beatles Monument
Ao lado do Liverpool Bar e Liverpool Hotel, em Donetsk você encontra esculturas em bronze dos Beatles.


INGLATERRA

Magical Mistery Tour em Liverpool



Aqui adiantamos os tours guiados mais interessantes para se fazer nas cidades de Londres e Liverpool: 


LONDRES



• Abbey Road - Famosa rua que os Beatles atravessam na capa do LP homônimo à rua. IMPORTANTE! Desça na estação St. John’s Wood. A estação Abbey Road é em outro lugar (bem longe por sinal) 

• Abbey Road Studio -Além de ficar em frente à famosa faixa de pedestres, o estúdio foi utilizado para a gravação de All You Need Is Love, que foi a primeira transmissão mundial ao vivo via satélite, em 1967.

 Royal Albert Hall - Em 1963 recebeu pela primeira vez os Beatles para um show transmitido ao vivo pela emissora BBC. Foi nesta apresentação que Paul conheceu sua ex-noiva, Jane Asher.

• London Palladium - Na Argyl Street, é considerado o local de nascimento da Beatlemania. Em 1963, os Beatles fizeram um show transmitido ao vivo pela TV para um público de 15 milhões de pessoas.

• Trident Studios -  Na 17 St Anne’s Court. Lá foi gravado Hey Jude e outras músicas do White Álbum.

• Apple Boutique - Os Beatles tiveram uma loja de roupas na 94 Baker Street. Mas o empreendimento foi um fiasco e o que você verá por lá é um prédio comercial com menção da antiga loja numa placa.

• London Beatles Store - A loja exclusiva dos Beatles em Londres. Fica em 231 Baker Street.

• Edifício Apple Records - Localizado em 3 Saville Row, o topo do edifício abrigou o último show da banda.

• Estação Marylebone -  As cenas de abertura do filme A Hard Day´s Night foram gravadas nesta estação de trem.

• Apartamento dos Beatles - Na 57 Green Street, o apartamento "L" no 4º andar, abrigou os quatro por um breve período em 1963.

• Apartamento de John e Yoko - Em 34 Montagu Square, o apartamento alugado por Ringo foi a primeira moradia de John e Yoko em Londres. É o lugar onde foram fotografados nus para o álbum Two Virgins.

• Casa de Paul McCartney - Em 7 Cavendish Avenue, a residência foi comprada por Macca em 1966 e ainda pertence a ele.

• Marylebone Register Office - Cartório de dois casamentos de McCartney: o 1º, com Lisa (1969) e o 2º, com Nancy (2011). O prédio está fechado para reformas com previsão de reabertura para 2017.

• British Library - A Biblioteca britânica abriga manuscritos de canções e cartas do quarteto.

• Hard Rock Cafe - Confira raros objetos dos Beatles: de canções escritas a mão por John Lennon ao cravo (instrumento de corda) que eles tocaram em vários álbuns.


LIVERPOOL

Cavern Club e The Beatles Story



• Paróquia Anglicana St. Peter - Aqui Paul e John se conheceram na adolescência, em 1957.

• Túmulo de Eleanor Rigby - Este túmulo está na Paróquia St. Peter e, apesar de não confirmado, presume-se que daí saiu a personagem da música Eleanor Rigby.

• Casa da primeira infância de John Lennon - Os primeiros cinco anos de John foram vividos na modesta casa de número 9, em Newcastle Road. Está a dois blocos da Penny Lane.

• Mendips - Trata-se de uma casa em Menlove Avenue, onde John Lennon foi criado por sua tia Mimi. Agora é uma propriedade nacional aberta ao público. She Loves You foi escrita lá.

• Casa de Paul McCartney - A casa que o ex-Beatle morou na infância e adolescência, virou propriedade nacional e é aberta a visitações. Está na 20 Forthlin Road.

• Strawberry Field - Famoso pela música homônima, o lugar realmente existiu e hoje está abandonado. Resta seu portão vermelho imponente, provavelmente por onde John entrava para brincar com as crianças do orfanato.

• Penny Lane - A rua é parte de uma movimentada área comercial no cruzamento da Allerton Road e Smithdown Road. Vale tirar uma foto com a placa da rua.

• Cavern Club - O pub que a banda Beatles se apresentou oficialmente pela primeira vez. Saiba mais no nosso roteiro de Liverpool.

• Casbah Coffee Club - Casbah foi o lugar onde a banda se formou. Eles tocaram lá primeiro que no Cavern Club.

• The Beatles Story - O Beatles Story é o museu oficial da história dos Beatles. Confira a descrição no nosso roteiro.

• Hotel Hard's Day Night -  É conhecido como o único hotel temático dos Beatles.

John Lennon Peace Monument - Em outubro de 2010, Julian e Cynthia Lennon (respectivamente filho e ex-esposa de John Lennon) inauguraram o Monumento em homenagem ao 70º aniversário do artista. A escultura está no Parque Chavasse.

Saiba mais sobre Liverpool:
Roteiro: Liverpool em 2 dias (Inglaterra)
Informações úteis e dicas sobre Liverpool (Inglaterra)
Dica de hospedagem em Liverpool: Hoax Hostel

Esses foram os principais pontos turísticos sobre os Beatles que encontramos. Se você conhece mais algum escondido pelo mundo, avise-nos!

2 comentários:

  1. Bem interessante o post. Cravo é instrumento de teclas, e não de cordas. Li o seguinte relato de viagem e me chamou atenção, talvez gostem: http://goo.gl/r4hj07. Continuem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradecemos o comentário!
      Quanto ao instrumento, designamos como o piano, de tecla e também considerado de corda. Obrigada pela dica.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...