quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Roteiro: Liverpool em 2 dias (Inglaterra)

Nosso terceiro destino da viagem para o Reino Unido e arredores, foi Liverpool.
Saindo de Edimburgo (Escócia) para lá, pegamos um trem da Virgin Trains (compramos as passagens dois dias antes da partida, pela internet) e descemos na estação Lime Street, a 10 minutos do nosso HOSTEL. Foram quase 4 horas de viagem.

Liverpool é uma cidade portuária da Inglaterra e seus dois filhos mais famosos são Beatles e Liverpool Football Club, que atraem milhares de turistas o ano todo.

Baixe o mapa da cidade aqui para se localizar e siga nossas dicas. :) 

DIA 1

Torre Radio City 96.7
Você conseguirá ver a torre da Radio City 96.7 logo que chegar em Liverpool.
Trata-se do edifício da rádio. O visitante pode acessar o topo com um guia, tendo uma vista fantástica do horizonte de Liverpool e além. O acesso é pela recepção da rádio mesmo. O legal é que você divide a curiosidade entre a vista da cidade e espiar o dia-a-dia da rádio.
Preços e horários, acesse aqui.

Passeio nas Docas

Nós chegamos à conclusão que Liverpool é uma daquelas cidades que você sente simpatia gratuita. Um dos motivos de você se sentir tão bem lá são as docas do Rio Mersey. Fomos mais de uma vez, porque há grandes atrações naquele lugar. O pôr do sol é inspirador e compõe uma imagem magnífica junto a gaivotinhas, esportistas, turistas, casais, pets, crianças, senhorzinhos caminhando... tudo numa sintonia deliciosa de comercial de margarina. Tanto que fizemos um vídeo das pessoas passando simplesmente, para sempre lembrar da sensação boa que Liverpool nos deixou.



Esta região do porto de Liverpool é Patrimônio Mundial da Humanidade declarado pela Unesco em 2004. Esta parte da cidade conta com o maior conjunto de edificios do Reino Unido catalogados como de interesse histórico-artístico. Caminhe por lá e pegue um ferry para passear pelo Rio Mersey.

Cruzeiro no Rio Mersey

Nas docas você encontrará "stands" para comprar tickets para um passeio de ferry no Rio Mersey. Não há necessidade de comprar o ticket com antecedência, o ferry/navio tem 800 lugares para passageiros e é difícil de lotar. O passeio que dura cerca de 50 minutos passa por pontos importantes da cidade: o Porto de Liverpool, Igreja de St. Nicholas, Liver Building e o Museu de Liverpool. O navio sai de Albert Docks
Preços e outras informações, clique aqui.

Albert Dock

Esta doca reúne boa parte das grandes atrações de Liverpool: museu de arte moderna TATE, Beatles Story, Museu Marítimo, Museu da Escravidão etc. Os prédios formam um quadrilátero com saída de embarcações no centro. É importante parte do Patrimônio Mundial da Humanidade declarado pela Unesco. Você encontra lá bons restaurantes e lojas também.

Cavern Club

Passagem obrigatória para quem vai para Liverpool, este club é famoso por ser o que apresentou pela primeira vez os Beatles oficialmente. Nos anos 70, o Cavern foi demolido. E depois de 11 anos, ele foi reerguido 15 metros à frente. Tirando a porta de entrada, a estrutura do lugar é idêntica à original. Você pode comprovar isso quando estiver visitando o Beatles Story, porque lá tem uma réplica fiel do que era o Cavern Club na época de ascensão do Fab Four.
Leve uma caneta que dê para escrever em tijolinhos, as paredes são todas rabiscadas por fãs e nós também deixamos nossa marca por lá!

Ou tentamos deixar nossa marca... junto com a do Pablo.


O Cavern abre de segunda à segunda e todos os dias você verá algum cover dos Beatles. Mas também rolam outras músicas dos clássicos do rock.

PONTO FRACO:
Cerveja cara e quente em copo de plástico! E se você não for um grande fã de Beatles, pode achar aquela paixão toda muito exagerada. Mas não seja esta pessoa, você estará num dos redutos mais épicos dos fãs dos caras.
PONTO FORTE:
Reunião de todas as idades e nacionalidades num mesmo nightclub. Encontramos muitos brasileiros pra lá dos seus 60 anos, empolgadíssimos por estarem no lugar onde os Beatles começaram! É um ambiente muito gostoso pra conhecer pessoas e dançar.


DIA 2

Beatles Story + Cine 4d dos Beatles

O Beatles Story é o museu oficial da história dos Beatles. Além de objetos do quarteto, você pode conferir fotos, cenários imitando lugares que frequentavam como o Cavern Club, por exemplo. Muita parte é lúdica e divertida para adultos e crianças, como por exemplo entrar no Yellow Submarine e brincar com o periscópio (aquele "binóculo" clássico dos submarinos). Tudo isso acompanhado de música, claro. No final da visita, depara-se com um cenário parecido com o do clipe Imagine, de John Lennon e Yoko Ono. Inclusive o piano branco está lá (mas não sabemos se é o original).

O Cine 4d (Fab4D) está dentro do valor que você paga para entrar no Beatles Story, mas não é no mesmo prédio. Prepare-se para ser molhado com água e estourar bolhas de sabão... aquela magia toda do cinema 4D. Além do que a animação é super maluquinha e fofa!



Veja preços e horários do Beatles Story aqui. Não há necessidade de comprar antes, talvez só em agosto por ser o mês do International BeatleWeek.

Museu de Liverpool

O Museu de Liverpool é um dos museus mais legais que estivemos. Mistura história com parte interativa, dá destaque para outros filhos da cidade, tem seções muito bem definidas como: história, esportes, transportes, música, sexualidade etc. Vale a pena conferir, a entrada é gratuita e a arquitetura é magnífica.

Magical Mystery Tour

Em um ônibus parecido com o do filme homônimo, acontece um passeio de duas horas cheio de fãs e curiosos da banda Beatles. Com muita música e bom humor do guia, passamos em frente e/ou paramos em pontos históricos do Fab Four: escolas que estudaram, suas ex-casas, o orfanato desativado Strawberry Fields, a famosa Penny Lane etc. Este passeio sai da região das docas e termina no Cavern Club (sim, fomos duas vezes no Cavern).
Mais informações sobre preços e horários, confira aqui.

PONTO FRACO: Nem pense em tomar umas cervejas antes, experiência própria! São duas horas sem fazer xixi, não tem parada no passeio com esta finalidade e o ônibus não possui banheiro. HELP, I NEED TO PEE!

Jamie Italian
Os restaurantes fecham muito cedo lá também, como em todas as cidades que passamos. Por isso, eram 18h e já estávamos jantando!
Jamie Oliver é um dos chefs mais conhecidos do planeta, então resolvemos ir lá saber o porquê. Como este restaurante dele só serve comida italiana, pedimos massa e estava bem gostosa. O melhor é o preço acessível. Numa super lasagna por exemplo, eu paguei umas 10 libras mais ou menos.

NÃO FIZEMOS, MAS VOCÊ PODE FAZER
  • Cavern Pub: É do lado do Cavern Club, dá um pulo lá!
  • Casbah Coffee Club: O Cavern Club foi o primeiro que apresentou os Beatles, mas o Casbah foi o primeiro a apresentar o Beatles em formação.
  • Liverpool Cathedral: A maior igreja anglicana da Inglaterra.
  • Panoramic 34: Situado no 34º andar da West Tower, é um dos restaurantes mais altos do Reino Unido, com uma vista panorâmica de 360º de Liverpool.
  • Chinatown: Liverpool acolhe a mais antiga comunidade chinesa da Europa! Mas vá também pelo portal chinês lindo, comida e bugingangas.
  • Tate Liverpool: Uma "filial" de um dos museus mais famosos do mundo. A entrada é franca (exceto para exposições especiais).
  • Museu Marítimo de Merseyside: Objetos do Titanic (o porto de registro do Navio é de Liverpool), vida no mar e Porto de Liverpool em destaque.
  • Museu Internacional da Escravidão: A história não contada do povo escravo, e a escravidão histórica e contemporânea.
  • FACT: Foundation for Art and Creative Technology é o principal centro de artes de mídia do Reino Unido, apresentando, entre tantas atrações, projetos artísticos e os últimos “blockbusters” de Hollywood.
  • Jogos de futebol: Liverpool FCEverton FC são os dois maiores times (e rivais) da cidade. Assista um jogo deles e sinta a paixão de um liverpudlian pelo futebol.

EVENTOS
  • AGOSTO/SETEMBRO - International BeatleWeek: É um verdadeiro evento internacional com bandas vindas de mais de 20 países e fãs vindos de mais de 40 países! Liverpool vira palco de palestras, encontros de fãs, shows, passeios e muitos mais, tudo relacionado aos Beatles.
  • AGOSTO - Liverpool International Music Festival.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você conhecer esta pequena grande cidade, tão acolhedora e linda.


Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...