sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Diário de um Mochilão: Santiago, Valparaíso e Algoborro (Chile)



O post de hoje é uma colaboração da nossa amiga Ellen Chen, que atualmente está fazendo um mochilão pela América Latina. A primeira parada da Ellen neste mochilão foi no Chile. Reunimos todas as dicas e impressões dela em um único post. Aqui você encontrará dicas de passeio em Santiago, impressões do réveillon em Valparaíso e uma avaliação do resort San Alfonso del Mar, em Algoborro, com a maior (e uma das mais famosas piscinas do mundo. Confira!

INFORMAÇÕES BÁSICAS
  • Moeda local: Pesos Chilenos (CLP). Ver cotação de hoje aqui.
  • Mapa do Metrô: Faça o download aqui.
  • Fuso Horário: Confira aqui a hora atual de Santiago
  • Voltagem: 220V

A CIDADE DE SANTIAGO (e impressões dela no verão):
  • Há o serviço de ônibus de turismo Turistik, que roda 12 pontos da cidade por CLP 20.000 (adulto). CLP 18.000 (em torno de R$73) se comprar online.
  • O ticket do metrô varia de acordo com o período do dia; fora do horário de pico custa CLP 640, horário de pico, CLP 700; se comprar o tíquete de CLP 640 e quiser usá-lo no horário de pico, poderá trocá-lo na bilheteria, pagando a diferença de CLP 60.
  • No verão, o sol se põe lá pelas 21:00.
  • Em Santiago, a prioridade é do pedestre.
  • Há bastante espaço verde conservado e pessoas usualmente descansam no gramado, com roupa de trabalho, inclusive.
  • Faz calor debaixo do sol, mas pode ser gelado na sombra, dependendo do dia e do vento.
  • Existem lojas de artigos e produtos de marijuana.


VIDA NOTURNA EM SANTIAGO:
  • Bellavista é uma área de agito noturno, com bares, casas noturnas pintadas de cores escuras, espaços para tattoo etc. Lembra bastante a Rua Augusta e entorno.
  • O Patio Bellavista também é um espaço para curtir a noite.

ROTEIRO SANTIAGO

CHEGANDO EM SANTIAGO (PROVIDENCIA)
Peguei o ônibus Centropuerto do aeroporto até a estação Los Héroes e metrô, até Los Leones. O valor do ônibus aumentou: 1500 pesos chilenos. É tranquilo.
Segui as orientações do blog Uma Esquina lá você pode encontrar outras dicas para sair do aeroporto para a cidade.

CERRO DE SAN CRISTOBAL

Muito provavelmente você já sabe que um dos lugares para se visitar em Santiago é o Cerro San Cristóbal. Mas tão importante quanto saber onde ir é saber por onde e como começar a visita. Por isso, seguem duas sugestões:
  • Para andar pelo interior do Cerro, fazer uma caminhada e talvez uma trilha (lembrando que é só subida), use o acesso da Pedro de Valdivia, caminhando da estação Pedro de Valdivia do metrô (linha vermelha) até a entrada, onde você poderá solicitar um mapa para te orientar até o topo do Cerro (Sector Cumbre). Neste trajeto, além de poder admirar a paisagem, é possível visitar a Piscina Tupahue (uso mediante pagamento), jardins e outras áreas. Depois de chegar no topo e desfrutar a paisagem, é possível descer de funicular, que custa CLP 1500 para uma viagem.
  • Para tão somente chegar ao topo, use o acesso Pío Nono, perto da estação Baquedano do metrô, e compre tíquetes do Funicular, ida e volta, que custam CLP 2000.
Não dá tempo de ver o pôr do sol antes de descer; o último Funicular é às 19:45.
As ruas para o topo são bem pavimentadas e as pessoas costumam ir de bike até lá.
É permitida a entrada de veículos, mediante pagamento; no topo, os veículos não podem circular.
Mais informações sobre o Cerro em www.parquemet.gob.cl.

DICA! Mote con huesillos = bebida gelada com um cérebro*
Dizem que você não pode visitar o Cerro e deixar de experimentar a bebida. Custa CLP 800.
*O cérebro é um pêssego seco ;)



CERRO DE SANTA LUCIA

O Cerro Santa Lucia está situado perto das estações Santa Lucia e Universidad Católica do metrô, ambas da linha vermelha. Em meio à parte central, este cerro permite a visão da cidade a partir de seu mirante, que não é tão alto quanto o Cerro San Cristóbal, mas dá para ter uma visão legal da região. As escadas até o mirante são formadas de degraus irregulares e, às vezes, escorregadias; por meio de níveis. Recomenda-se a visita durante o dia, dizem que à noite existe o risco de encontrar batedores de carteira.

DICA! Quando visitar o Cerro Santa Lucia, aproveite e visite parte do entorno, conhecido como Lastarria, com cafés, restaurantes, feiras culturais, lojas de livros, artigos orgânicos, roupas, etc.

PUEBLITO LOS DOMINICOS

Para quem gosta de artesanato, Centro Artesanal Los Dominicos, em Las Condes, é uma opção.
É como um Embu das Artes. Tem artigos em couro, madeira, souvenir, roupas rústicas, arte mapuche, lembrancinhas de Valparaíso e Chile, em geral.
Estação Los Dominicos do metrô, linha vermelha.
Mais informações aqui.

PASSEIO NO CENTRO

O centro de Santiago possui várias atrações que você deve conhecer, como o Palácio da Moneda, o museu do palácio, a Catedral Metropolitana, a Plaza de Armas, o Mercado Central etc. Aproveite para observar a movimentação local, com semelhanças e diferenças do centro de São Paulo, por exemplo.

DICA! O Mercado Central não é grande, é mais um lugar para comer frutos do mar a preço acessível, como o King Crab. Assim que você chega no local, é abordado quase o tempo todo por pessoas te chamando para oferecer os serviços de seu restaurante; e eles são insistentes. Mas vale a pena comer por lá e tomar um vinho.



PARQUE ARAUCO E SHOPPING PARQUE ARAUCO
O Parque Arauco está situado na região nobre de Las Condes e, para chegar lá, basta parar na estação Manquehue do metrô (linha vermelha) e andar pela Calle Rosario Norte até a entrada do parque. É uma rua bastante agradável, com prédios altos e de vidro, e bem arborizada.




DICA! Para chegar no Shopping Parque Arauco, cruze o parque e aproveite para curtir o jardim de rosas.
Estou ressaltando essa informação porque o meu primeiro destino foi o Shopping e eu andei pela Calle Manquehue Norte, achando que não tinha como cruzar o parque para chegar no Shopping. Essa rua é quase uma marginal, com prédios em construção, quase vazia de gente e sem sombra. Além disso, cheguei pelo lado dos estacionamentos do Shopping. Por isso, não façam como eu e andem pela Calle Rosario Norte. Vale muito mais a pena.


DICAS VALPARAÍSO E ALGOBORRO

VINHEDOS CASAS DEL BOSQUE E EMILIANA
A caminho de Valparaíso existem alguns vinhedos bastante agradáveis para visita, almoço e degustação.
Na Viña Casas del Bosque, o almoço com uma taça de vinho, sobremesa e café sai entre CLP 20.000 a CLP 25.000. É um lugar bastante agradável onde você pode passear pelo vinhedo, tomar vinho ao ar livre, sentar e ler um livro. Dá perfeitamente para almoçar e depois passar a tarde nesse vinhedo. É um vinhedo conhecido, mas existem outros melhores pelo caminho.
Mais informações: www.casasdelbosque.cl

O Emiliana por sua vez, é um vinhedo orgânico e biodinâmico, com práticas sem uso de pesticidas e com animais pastoreando no vinhedo. Esse vinhedo não oferece almoço, somente degustação e tours com ou sem bike, mas é um lugar bem visitado pelos turistas. O vinho Coyam é da reserva premium e foi classificado como um dos melhores vinhos alguns anos atrás. As degustações, dependendo da escolha, podem variar entre CLP 9.000 e CLP 20.000.
Mais informações: www.emiliana.cl

VALPARAÍSO: ARTE, COR E ESCADARIAS

Valparaíso, carinhosamente chamada de Valpo, é patrimônio da humanidade pela Unesco, um lugar com muitas escadarias, planos completamente irregulares, muita cor e arte. E como arte gera arte, este lugar rende boas fotos ou é bastante sugestivo para quem adora fotografar.
Algumas casas velhas viraram hostels, outras são referências de arquitetura e muitos muros são telas para graffiti, então Valpo é uma mescla de antigo com artístico, cheia de casinhas coloridinhas. Há prédios e construções novas também, mas eles não são predominantes.
É difícil de dirigir em Valpo porque algumas ruas são muito inclinadas ou estreitas, e outras feitas de paralelepípedo.
Valpo é uma espécie de centro cultural, com galerias de arte, lugares para workshop e, como disse, muito graffiti.
Os lugares legais para visitar são Cerro Alegre e Cerro Concepción. Com certeza, existem outros, mas como eu só fiquei dois dias, não consegui ver muito mais.

DICA! Prepare suas pernas! É muito sobe e desce.

ANO NOVO EM VALPARAÍSO
Durante a minha estadia em Mendoza, conheci muitas pessoas no hostel, e a cada 10 pessoas com quem conversava, mais ou menos 7 diziam que passariam o ano novo em Valpo ou Viña del Mar. Ou seja, é muita gente em Valpo no ano novo.
Então, se você gosta de agito, festa de rua e show de fogos, experimente passar um réveillon em Valparaíso. Mas, vale lembrar alguns pontos:
  • Até mesmo os hostels são caros, e cheios, óbvio.
  • Prefira os cerros. As partes baixas são mais bagunçadas, com muita gente bêbada.
  • Na manhã do dia 1, a cidade amanheceu cheia de garrafas e lixo nas ruas.
  • Não fique no La Valija Hostel; eu geralmente não tenho reclamações dos hostels porque já vou consciente de que é hostel (apesar de alguns já terem me impressionado com a hospitalidade e a qualidade dos quartos, camas e banheiros). No La Valija, foi a primeira vez que me faltou água quente, por exemplo. Resumindo, os quartos compartilhados possuem muitas camas (o que significa um espaço menos reservado), o hostel tem poucos banheiros e a qualidade deles é ruim (não tinha onde apoiar as roupas limpas, piso molhado, falta de água quente e falta de água no final do banho, enfim: a qualidade do hostel não condiz com o preço pago).
  • É legal o show de fogos vista dos cerros, mas você pode ter isso no RJ ou litoral de SP. Nada de mais.

SAN ALFONSO DEL MAR RESORT (ALGOBORRO)

Eu me hospedei em San Alfonso del Mar Resort, que possui a maior piscina do mundo! Ela é dividida em bolsões, duas pirâmides com piscinas aquecidas e a lagoa (a maior parte), onde se pratica atividades náuticas como kayak, windsurf, stand up paddle (SUP). A estrutura conta também com piscinas para crianças, dois trampolins e uma espécie de deck sobre a água.
Bom, mas antes de se animar, é bom saber de alguns detalhes e seguir algumas recomendações:
  • Calma, não se empolgue antes de saber como funciona o resort. Ao buscar o aluguel de algum apartamento, pergunte sobre todo o funcionamento do lugar, quais piscinas podem ser utilizadas, quanto custa a prática de uma atividade náutica, o horário dos restaurantes, o que você pode fazer dentro do resort.
  • Quase tudo no resort é pago.
  • Não sei se foi a temporada de fim de ano (28 - 31/12) ou se é assim o ano todo, mas tivemos a impressão de que os restaurantes permaneciam mais tempo fechados do que abertos.
  • As praias do Pacífico não são iguais às praias do Atlântico, então, se você está acostumado com o clima do Atlântico, você muito provavelmente vai sentir frio em Algorrobo.
  • Em razão do clima do Pacífico, as piscinas aquecidas são mais visadas, mas, durante a nossa visita, elas não podiam ser usadas por quem aluga apartamentos, somente pelos donos.
  • O aluguel de kayak custa CLP 2.500 por meia hora.
  • Dá para sair do resort por uma das portas, caminhar na praia, tirar fotos, e entrar por outra porta.
  • A quebrada das ondas na praia é forte. Se você não sabe nadar, esqueça! Para se ter uma ideia, à noite, você ouve o som das ondas quebrando do apartamento e parece prédios em demolição.
  • Existe vida fora do resort! Lá fora, você encontra alguns mercadinhos locais para comprar comida, restaurantes, comércio pequeno etc. Almoçamos um dia no El Aji Azul, gastronomia peruana, e adoramos.
  • Dá para jogar vôlei.
  • Praticamos yoga no primeiro dia. Eu quero dizer que dá para fazer muitas coisas, por sua própria conta (rs).

Conclusão: apesar da má administração do condomínio e da falta de noção em como tratar o cliente, o resort não deixa de ser um lugar maravilhoso. Maravilhoso de se ver, já que não pudemos usar quase nada. Então, se quiser ir, um dia, certifique-se antes de todas as condições de uso das dependências do resort.


Ellen Chen, advogada, ama viajar para explorar a natureza e lugares pouco usuais. Seu objetivo é dar a volta no mundo. Já viajou para países da América do Sul, Norte, Ásia e, em breve, visitará a América Central. Sonha em andar de balão no deserto da Namíbia. Seu lugar preferido no mundo é o Atacama (por enquanto)!

Um comentário:

  1. Muito Obrigado por lembrar do Uma Esquina no post, Ellen! :)

    E parabéns pelo post! Completíssimo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...