quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Visitando Stonehenge e Bath (Inglaterra)

Quando decidimos ir para o Reino Unido, uma das primeiras coisas que incluímos no roteiro foi o STONEHENGE, que fica a 137 km de Londres. Era um "MUST GO" pra gente! 

Pra quem não sabe, Stonehenge é um monumento pré-histórico patrimônio mundial da Unesco desde 1986. É mais antigo que as pirâmides do Egito e não se sabe ao certo a sua finalidade. Suspeita-se que tenha sido construído para ser um calendário solar ou até mesmo um local de oferendas e sacrifícios. Mas também há evidências de que tenha sido um cemitério. A primeira estrutura a ser construída foi a vala circular em volta das pedras, por volta do ano de 3000 a.C.. Já as pedras, que pesam 50 toneladas cada, foram trazidas por volta de 2500 a.C. das montanhas Preseli (que ficam a 220 km de distância de Stonehenge). Estima-se que foram necessários pelo menos 500 homens para mover cada uma das pedras. Simplesmente impressionante, não?


O TOUR
Partindo de Londres, fomos de ônibus com tour guiado de mais ou menos 10 horas (planeje-se para "investir" um dia inteiro neste passeio). O ingresso já estava incluso no nosso tour, mas o ticket avulso custa £13,90. É uma viagem de 2 horas até a cidade de Amesbury, onde está localizado o monumento.

Chegando na entrada de Stonehenge, você recebe um áudio guide e um mapa, e segue de trenzinho até o local. Saindo deste trenzinho, a vista já é incrível. Não só as pedras, toda a paisagem em volta também é fantástica. Consiste em um campo aberto e plano, com vaquinhas pastando em volta desta grande área. Você pode dar a volta completa em volta das pedras, e se precisar, encontrará explicações detalhadas em plaquinhas informativas no chão. Toda a área do Stonehenge é cercada, é uma pena não pode chegar tão perto, mas sabemos que só assim o monumento pode se manter conservado.

A construção é surpreendente, ainda mais quando se para pra pensar em como é antiga (não consigo parar de pensar que isso é MAIS VELHO QUE AS PIRÂMIDES DO EGITO!). Tivemos 2 horas para explorar a área devido ao tour que compramos. Pode parecer pouco tempo, mas foi mais do que suficiente para ver tudo calmamente, tirar umas fotos, observar a paisagem em volta e ainda dar uma olhada bem rápida na lojinha de souvenirs. Sim, fomos super previsíveis e compramos uma miniaturinha de lembrança, haha!




De lá seguimos para a segunda parte do passeio. Fomos para a cidade de Bath, que fica a 1 hora de distância de Stonehenge. Bath é uma cidade Georgiana que no passado foi um assentamento romano. A cidade cresceu em volta de uma antiga casa de banhos (por isso o nome Bath), que agora é um museu. 

Devido ao tour, tivemos mais ou menos 2 horas livres na cidade, e nesse tempo visitamos os banhos romanos (Roman Baths). O ingresso avulso para o museu custa £13,50, o nosso já estava incluso no tour. Os banhos romanos de Bath foram construídos no ano de 43 d.C. após a invasão romana das Ilhas Britânicas. Depois da retirada dos romanos, parte dos banhos foram destruídos e soterrados, sendo que suas ruínas só foram redescobertas por volta de 1880. Dentro do museu você encontra em exposição alguns objetos do período da Bretanha Romana: objetos encontrados na escavação, cabeças de bronze, altares, pedras tumulares, moedas romanas etc. Apesar de ser uma casa de banho, é proibido entrar na água, nem ao menos tocar nela durante a visita. Na entrada é informado que a água é extremamente poluída e isso dá para perceber pela cor esverdeada.












.

COMO CHEGAR
  • Indo de trem e ônibus
    Saindo de Londres, vá de trem até Salisbury. A passagem custa de £10 a £30 e você pode comprá-la pela Virgin Trains ou pela Megabus. Chegando em Salisbury, pegue o ônibus The Stonehenge Tour que te deixa na entrada de Stonehenge. A passagem custa £14 ida e volta. Já o ingresso para entrar em Stonehenge custa £13,90. Pronto! 
  • Indo com um tour guiado
    Fomos com a Anderson Tours (indicação do hostel), compramos um pacote para Stonehenge e Bath por £54. Nesse preço, além do transporte, estava incluso a entrada de Stonehenge e a entrada para os Roman Baths. No nosso caso valeu mais a pena ir com o tour, já que pagando tudo separado custaria entre £51,40 e £ 71,40. Quase o mesmo preço ou mais caro.

Vale falar que, se você fizer o passeio sem tour guiado e ir por conta própria, pode valer mais a pena conhecer a cidade de Salisbury no lugar de Bath, como fizemos. Já que indo de trem, obrigatoriamente você já descerá em Salisbury para ir para Stonehenge. As duas cidades são igualmente incríveis! Bath com seus banhos romanos e Salisbury com sua Cathedral Medieval. Escolha difícil!

Esperamos que estas dicas possam ajudá-los e inspirá-los a conhecer este patrimônio mundial que é o Stonehenge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...