segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Informações úteis e dicas sobre Paris (França)

Olá! Semana passada postamos um roteiro para passar 4 DIAS EM PARIS. Também falamos ONDE NOS HOSPEDAMOS NA CIDADE. Agora conheça algumas informações úteis e curiosidades sobre a cidade-luz.

GERAL
  • Paris é a capital da França, que participa da comunidade da União Europeia.
  • Assim, a moeda local é o Euro (€).
  • Fuso horário: a diferença de horas varia pelo horário de verão brasileiro e francês. Para verificar o horário de Paris agora, clique aqui.

TEMPERATURA:
  • Confira esta tabela de temperatura média de Paris, extraída do site Guia Viagem:

.
COMPRAS:
  • Montmartre é o bairro de comércio popular. Se quiser algo barato, principalmente souvenirs, você pode comprar lá. Além de encontrar várias réplicas da art nouveau em produtos como canecas, plaquinhas etc.

    -
  • Para compras mais elaboradas, vá até a Avenida Champs Élysées. Tem desde as lojas de departamento que amamos, até Tiffany & Co.
  • O maior e mais antigo mercado de pulgas/antiguidades em Paris é o Vernaison, em Saint-Quen. São roupas, móveis, peças para colecionadores, prataria etc. Confira opiniões e endereço aqui. 

MEDIDAS DE ROUPAS E SAPATOS:

VOLTAGEM:

TRANSPORTE
  • PARA CHEGAR A PARIS DE TREM:Se estiver já dentro da Europa, tente ir de trem. Nós estávamos em Londres e resolvemos ir para Paris de trem-bala. A companhia chama Eurostar e realmente a viagem é rápida. As vantagens são: você nunca pagará bagagem extra e também não precisa despachar sua mala. Além disso, você pode descer bem no centro da cidade e não em um lugar afastado, como acontece em aeroportos. Nós desembarcamos na estação Gare du Nord, que é menos de 10 minutos do nosso hostel.
    Acesse o site Go Euro para obter preço de passagem e saber exatamente em qual estação de trem irá desembarcar.
    DICA! Se for de Eurostar, tente comprar bem antecipadamente. Nós deixamos para a última hora e tivemos que pagar mais que o dobro em comparação a outras pessoas. Compramos de última hora porque em 99% dos casos, a compra de ticket de trem é feita por um preço menor que o exibido na internet. Mas se for de Eurostar, não bobeie! Compre antes.
  • PARA CHEGAR A PARIS DE AVIÃO:Há quatro aeroportos principais que atendem Paris. Por ordem de importância, são: Charles de Gaulle, Orly, Beauvais (se você voar da Irlanda para França, este deve ser o aeroporto que desembarcará) e Vatry. Já usamos os dois primeiros, um para escala e outro para embarque, e os dois são de fácil acesso via transporte público.Você pode se informar melhor sobre as diversas maneiras de chegar ou sair dos aeroportos pelo blog Viaje na Viagem.
  • TRANSPORTE PÚBLICO EM PARIS:Com ônibus, metrô (Metropolitain) e trem (RER), Paris conta com um amplo atendimento em transporte público, o que é essencial para os viajantes em uma cidade tão grande e cheia de atrações.
    Há várias opções de compra de passes e cartões para transporte. Veja mais no site Viaje na Viagem e veja o que é mais ideal para você.
    Como ficamos apenas 4 dias em Paris, optamos em comprar uma vez os 10 passes (em duas pessoas) e o restante compramos avulso.

As entradas do metrô têm estilo art nouveau. Créditos: Wikipedia (user: Moo moo the cow)

A CIDADE
  • Paris é considerada a cidade-luz pelo número de intelectuais que nasceram lá, mas não dá para negar que tudo fica mais bonito à noite. Os monumentos e atrações iluminados ganham um destaque especial para os apreciadores.
  • Como fomos em setembro, no começo do outono, o clima ainda estava agradável. Sol e vento gelado é uma boa combinação! Mas a não ser que você queira ver neve, não vá no inverno. O frio é muito rigoroso, principalmente para brasileiros.
  • A cidade não é uma das mais seguras da Europa, turistas são furtados facilmente em locais como metrôs e atrações turísticas. Não ache que você estará tão seguro que poderá andar distraidamente. Tome conta dos seus pertences se não quiser passar por dor de cabeça.
  • As placas são dificílimas de entender! Quando o sinal é para seguir em frente, que em "português" seria a setinha para cima, as placas francesas apontam para baixo. Você fica perdido na tradução, afinal seta para baixo é para descer (pelo menos para nós). É um verdadeiro exercício mental, esperamos que você goste do desafio. ;)
  • Bonjour significa "bom dia" mas tem uma função muito maior. Recebíamos bom dia até o pôr do sol e isso é realmente intrigante para quem não conhece os costumes franceses. O blog Vida na França explica o segredo do bonjour para iniciantes. É bom ler, porque eles realmente esperam seu bonjour. Questão de educação. :)
  • Aliás, decore algumas palavras educadas e evite coisas simples em inglês. Afinal, não é tão difícil e você pode agradá-los. Algumas que usamos: bonjour (bom dia/ olá), si vous plait (por favor), excusez-moi (com licença), pardón (desculpe/ com licença), merci (obrigado), a bientôt (até breve/tchau), salut (oi/tchau), ça va (como vai?).
  • Não sofremos com a famosa lenda de "se você falar inglês em Paris será ignorado e maltratado", mas também muitos não estão preparados para te responder. A mímica é a segunda língua do viajante. Diversas vezes perguntamos em inglês e a resposta veio em francês com muito uso das mãos... e no final, todo mundo se entendia.
  • A Estátua da Liberdade que está em Nova York foi feita pelo francês Frédéric Auguste Bartholdi, para presentear os Estados Unidos. Mas ela é uma réplica! As duas originais estão em Paris. A maior delas fica na extremidade da Île des Cygnes, na altura da Ponte de Grenelle e está voltada para oeste, para a estatua original em Nova York. A segunda réplica esta esta dentro dos Jardins de Luxemburgo. Leia mais no blog Viver Paris.

  • O bairro de Marais é um bairro judeu e reduto gay. Os dois convivem harmoniosamente, entre vernissages, livrarias, brechós e muito mais.
  • Se você curte andar de bike ou correr, deve ir até Promenade Verte. É uma antiga linha de trem que foi desativada e transformada em espaço para prática de esportes e para pedestres passearem.
  • O Canal de San Martin é um espaço que vale visitar por seus bares, cinemas, teatros etc. No verão as pessoas sentam à beira do canal para se reunirem e fazer piquenique.
  • As catacumbas da cidade guardam, por questões sanitárias, ossadas de muitos cemitérios. O resultado é uma obra mórbida, que enfeita as paredes deste espaço subterrâneo. Por 10 euros, há acesso de visitante para elas, mas são 20 metros de caminho abaixo. Se você gosta de um passeio sombrio, vale à pena. E para ser mais aterrorizante, elas estão abertas à visitação durante a noite. Para saber mais, clique aqui.
  • Se você for à Montmartre e encontrar a Praça Marcel Aymé, vai ver uma escultura de um homem atravessando a parede. Isso é referente à obra do escritor com o mesmo nome da praça. Aymé escreveu sobre um homem que atravessava as paredes de Paris para encontrar sua amada. Mas um dia ele ficou preso, porque perdeu seu "superpoder" para sempre.
Créditos: Jeff Nunes

  • Há muitas estátuas em Paris com homens montados em seus cavalos. Há uma simbologia para isso: se o cavalo estiver com todas suas patas no chão, o homem homenageado morreu de causas naturais; se o cavalo estiver com uma pata dianteira levantada, este homem morreu em decorrência a ferimentos de guerra. E se o cavalo estiver com as duas patas dianteiras no ar, o homenageado morreu em combate.
  • É mentira que a cidade é só feita de imigrantes e turistas. Mas que há muitos (muitos, muitoooos) turistas, há! Por isso, compre antecipadamente seus ingressos para atrações.

PARISIENSES E RESIDENTES
  • Sim, eles fedem. O valor que eles dão a bons perfumes é inversamente proporcional ao que dão aos desodorantes. Uma catinga dos infernos... prepare suas narinas, principalmente se for visitar a cidade no verão.
  • Moradores de rua dormem em estações de metrô e não são proibidos em fazer isso (pelo menos não na prática).
  • Paris é uma das cidades que mais recebe imigrantes de origem africana e asiática do mundo. Ainda assim, há menos misturas étnica e social que no Brasil.
  • Sempre nos perguntamos: com tanta comida boa, como os parisienses são magros? Simples, eles andam. Andam muito! Sobem e descem muitas escadas, principalmente no metrô. A cidade é convidativa para pedestres e quem usa transporte público.
  • Paris é considerada uma das capitais mundiais da moda e realmente é possível reconhecer um parisiense pelas roupas que ele usa. São elegantes e modernos, mas sem cair no pedantismo. Aquilo é o dia a dia deles, principalmente para os jovens.
  • É comum homens de terno e gravata e mulheres vestidas com roupa social se locomoverem com patinetes. Como dissemos, lá se anda muito e o patinete ajuda a encurtar as distâncias.
  • Eles odeiam ser esbarrados, mesmo que o espaço seja limitado. Tente não encostar neles. Mesmo com um "pardón", você vai levar uma encarada feia.

COMIDAS E BEBIDAS
  • Queijos, baguetes, vinhos, espumantes, crepes... tudo isso é a cara de Paris e a cada esquina você pode encontrar facilmente essas iguarias.
  • Vá até uma das casas de queijo mais famosas de Paris, a La Fromagerie Lasnier. Você deve levar seu próprio pão, comprado em outro lugar, e eles recheiam para você! 
  • Comer bem faz parte da cultura parisiense, mas lá não é exatamente um lugar barato. Se quiser aflorar seu lado gourmet, vai ter que gastar!

EVENTOS
  • MAIO - Le Printemps des Rues: São 3 dias de festival de artes de rua com teatro, clowns, marionetes, esculturas, fanfarras, circo, passeios, danças e muito mais.
  • JUNHO (21/06) - Fête de la Musique: evento popular e gratuito que acontece somente em um dia, para comemorar o início do verão. A França exportou este modelo de festival, que já está sendo copiado em São Paulo, por exemplo. Para saber mais sobre o evento que abre o verão parisiense, acesse.
  • JULHO/AGOSTO - Paris Plages: como em Paris não existe praia, a prefeitura as cria artificialmente no verão. Ruas às margens do Rio Sena são bloqueadas e nelas são espalhadas toneladas de areia, além de coqueiros e tudo mais que possa lembrar uma praia. Também são organizadas várias atividades para o parisiense se divertir.
  • JULHO/AGOSTO - Paris Quartier d'été: Todo verão, Paris Quartier d'été oferece a céu aberto shows, circo, teatro e outras performances artísticas. Em ruas, jardins, parques, museus, igrejas etc., as apresentações acontecem no centro e na periferia.
  • JULHO/AGOSTO - Festival du Cinema en Plen Air: Festival de filmes a céu aberto no Parc de la Villette.
  • SETEMBRO - Techno Parade: O segundo maior evento musical a céu aberto da França (depois de Fête de la Musique), é o Techno Parade, festival de música eletrônica.

Esperamos que estas dicas sejam válidas para vocês conhecerem ainda mais Paris. Para um roteiro completo de 4 dias na cidade-luz, ACESSE AQUI.


Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...